Espaços de trabalho compartilhados vieram para ficar!
Você já deve ter escutado falar, passado na frente ou até trabalhado neles: o coworking e o está em alta desde que o ano pandêmico nos colocou à busca por alternativas para trabalhar em condições mais viáveis devido ao momento atual. Esses espaços de trabalho conjunto têm se popularizado entre empresas que atendem públicos mais jovens, mas seus benefícios se estendem a todas as idades.
Isso porque a tal “co-vida”, como vem sendo chamada, oferece soluções práticas para problemas muito reais do mundo contemporâneo, como o valor exorbitante dos aluguéis e até mesmo a solidão. Por isso, há quem diga que a tendência não vai embora tão cedo.
Afinal, o que é coworking?
O coworking é um tipo de espaço de trabalho compartilhado que oferece infraestrutura completa aos funcionários com custos reduzidos. Esses escritórios flexíveis surgem como um complemento ao home office, já que atendem a todas as necessidades dos funcionários em um ambiente profissional devidamente equipado, com salas de reunião, salas privadas, entre outros, em uma única área dividida entre mais de um setor do escritório.
Quais são os benefícios dos coworkings?
O modelo de escritórios flexíveis se beneficiam, principalmente em relação aos custos, uma vez que os valores referentes a manutenção da estrutura interna não são pagos pela empresa. Para o funcionário, o benefício maior é não ter que lidar com problemas comuns ao home office, como distração e mal funcionamento dos equipamentos, por ter a liberdade de alternar entre um ambiente profissional e o teletrabalho.
Além da vantagem do custo, trabalhar em coworkings também têm saldos positivos como a liberdade, a companhia, a estratégia motivacional dos espaços, com cores e formas, entre outros inúmeros benefícios.
Essa é uma tendência que veio para ficar?
Apesar do seu ar de novidade, a ideia de formar um espaço para trabalhar conjuntamente ou em salas privativas não é tão recente. Os primeiros coworkings foram idealizados em 1999 pelo engenheiro de software norte-americano, Brad Neuberg. Porém o primeiro espaço foi criado apenas em 2005, o Hat Factory.
Segundo o Global Coworking Unconference Community (GCUC), existem mais de 20 mil espaços, com mais de 3 milhões de pessoas trabalhando neles. Isso, no mínimo, em 80 países do mundo.
Novos ares, novas áreas, diferentes cores e formatos, diferentes pessoas trazem novos pensamentos e mais fluidez ao trabalho. A mudança de rotina, do espaço, é primordial para o rendimento pessoal e profissional. Por isso, esses espaços continuam e continuarão em alta por um bom tempo.
Fonte: Veja (Adaptado)
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!